Carregando...
Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026
  • Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026
  • Av. Acesita, 3230 - São José - Timóteo - MG - CEP: 35.182-000
GOVERNO

Plano Integrado de Arborização Urbana de Timóteo - PIAU

Diante dos muitos problemas causados por conflitos de árvores inadequadas com equipamentos urbanos, como fiações elétricas, postes de iluminação, cabos de telefonia, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, etc. e somando-se o fato da escassez de árvores ao longo das ruas e avenida, tornou-se fundamental considerarmos a necessidade de um manejo constante e adequado voltado especificamente para a arborização de ruas que envolvem etapas concomitantes de plantio, condução das mudas, podas e remoções necessárias.
 
A solução para evitar os conflitos com as estruturas urbanas e maximizar os benefícios da arborização está no planejamento. Planejar a arborização de ruas é escolher a árvore adequada para o lugar certo, a partir do uso de critérios técnico-científicos para o estabelecimento da arborização nos estágios de curto, médio e longo prazo.
Este planejamento tem como referência o Plano Integrado de Arborização Urbana de Timóteo - PIAU, instrumento de caráter técnico, norteador das decisões sobre quaisquer aspectos relacionados à arborização, aplicado às condições e características do município. Tendo como resultados a apreciação de elementos físicos e ambientais, com a avaliação conjunta de fatores como: largura dos passeios e canteiros; caracterização das vias; presença de fiação elétrica aérea; recuo das construções; largura da pista; características do solo; canalização subterrânea; orientação solar; atividades predominantes; arborizações implantadas e existentes, para então eleger as espécies mais adequadas.
Para se conhecer a arborização urbana, primeiramente, é necessária a sua avaliação através de inventário, onde pode ser obtida a composição, os principais problemas de cada espécie e fornecer informações para novos plantios e para adequação das práticas de manejo. A realização dos inventários serve para quantificar custos; identificar problemas passíveis de redefinição das diretrizes de manejo, programas de educação ambiental; para divulgar os resultados obtidos, mostrando produtividade e buscando apoio da população.
Atualmente, a maioria da população mora na cidade, com a tendência de concentração que somente tende a crescer, o que acarreta algumas modificações ao sistema natural, como a impermeabilização do solo por pavimentação e construções e, a consequente redução maciça da cobertura vegetal e o aumento da poluição atmosférica, hídrica, visual e sonora. Como conseqüência, o padrão do ambiente urbano tornou-se muito inferior àquele necessário para dar condições de vida humana mais adequada. Entretanto, se o processo de urbanização é irreversível, o que se deve buscar é tornar este ambiente urbano o mais próximo possível do ambiente natural, compatibilizando o desenvolvimento com a preservação ambiental e proporcionando uma melhor qualidade de vida à população do município.
Arborizar uma cidade vai muito além de plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares.
 
Consulte a Minuta do  plano completo  no arquivo abaixo.

About Us

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram

Cart